Blog
Sala de aula invertida? Isso funciona?
- 23 de julho de 2020
- Posted by: MARKETING
- Category: ensino fundamental ensino infantil ensino médio

Sala de aula invertida? Isso funciona?
Se no modelo tradicional de aula expositiva o professor explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes de aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.
Na última quarta-feira, 15/07, convidamos Isabel Borges da Superclasse Consultoria para bater um papo com a gente em uma live bastante enriquecedora. Se você não assistiu, vale a pena conferir aqui. Algumas das nossas discussões foram:
O que é sala de aula invertida? Isso funciona?
Na sala de aula invertida trabalhamos com possibilidades. Tudo pra funcionar precisa de muitos cuidados, precisa de elementos para que o professor consiga ofertar isso que ele está planejando. Na sala de aula invertida o professor muitas vezes é um curador, devido a gama de conteúdos de excelente qualidade que existem na internet.
Funciona porque o professor apresenta uma trilha para o estudante. Mas o estudante é que vai estruturar como ele queira, como faz mais sentido para o seu aprendizado. O aluno é protagonista e ele próprio se direciona para chegar onde o professor pediu.
“Meu filho vai estudar sozinho?”
Ele vai assistir um filme, fazer uma leitura, visitar um museu no Google, mas ele fará isso com uma lista de desafios dadas pelo professor, então é como se o estudante tivesse toda a autonomia mas com direcionamento.
O que há com o Ensino Híbrido?
Muita gente acha que depois das metodologias ativas não existe mais aula tradicional. Mas o sentido do sentido híbrido é fazer uma mesclagem das duas coisas, porque agora a gente começa a colocar o estudante como protagonista. Então o híbrido tem o papel de unir o online e o offline através de dois pilares: modelos sustentados e modelos disruptivos.
O Colégio Avance faz uso de metodologias ativas há pelo menos 10 anos. Quando fomos surpreendidos com a pandemia e fomos desenhar o Programa de Ensino Remoto Avance, tínhamos a certeza de que iríamos continuar utilizando as metodologias ativas.
Como a carga horário teve que ser reduzida, adotamos estrategicamente a metodologia de sala de aula invertida. Assim, o estudante pode assistir ao conteúdo da aula na hora em que preferir, e aproveitar melhor o tempo online diário para interação com o professor e os colegas.
É assim que tem sido feito e tem dado certo por aqui. E aí, me conta, qual foi a estratégia adotada na sua escola?
Fontes utilizadas: https://sae.digital/sala-de-aula-invertida/#:~:text=Se%20no%20modelo%20tradicional%20o,essenciais%20antes%20de%20aula%20e
Texto de Bruna Vasconcelos